Olá, pessoal, hoje teremos o post “Piaget e o estágio sensório motor, este post faz parte da série de posts sobre educação e temas relacionados do Demonstre. 

Piaget e o estágio sensório motor

Piaget foi um grande pensador do século XX. Como biólogo, psicólogo e epistemólogo ele focou seus estudos no aspecto cognitivo da aprendizagem e é conhecido mundialmente por suas teorias e suas descrições do desenvolvimento infanto-juvenil.

Piaget e o estágio sensório motor

Esse pensador observou e descreveu como cognitivamente nossas crianças e pré-adolescentes e adolescentes vão evoluindo e adquirindo novas habilidades. Como cada vez mais a capacidade de decodificar o mundo à sua volta ía avançando a cada fase do desenvolvimento infanto-juvenil.

Vídeo sobre “Piaget e o estágio sensório motor”

Nós, adultos pais e adultos educadores, não imaginamos a profundidade desse processo pelo qual nossos bebês passam durante esses dois primeiros anos. Nós passamos por essas fases também, mas a mente humana tem segredos ainda não decifrados, nossas lembranças são muito poucas ou quase nenhuma. Por isso, observemos os pequenos. Piaget também observou…muito!

Desde as primeiras semanas de vida do bebê começam a se formas as estruturas perceptivas, motoras, intelectuais, afetivas e sociais. Desde o primeiro dia de vida já notamos pequenos reflexos. São reações ao ambiente, afinal o bebê é um organismo vivo, possuidor de um aparato neuro-cognitivo que desde primeiro segundo já começou a assimilar pequenas coisas.

Aos pouquinhos esses primeiros esquemas vão se transformando em esquemas sensório-motores. O que são esses esquemas? Vou dar um exemplo: o bebê, já no primeiro dia de vida, é levado a sugar a mamadeira ou o peito da mãe.

Abaixo, o vídeo do professor Felipo Bellini apresentando estágio sensório motor descrito por Piaget:

Quem é Felipo Bellini?

FELIPO BELLINI, é professor e tradutor de inglês formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pela Universidade de Cambridge. O professor Felipo Bellini possui mais de 10 anos de ensino em instituições de ensino básico e de ensino superior público e privado. Também criou o cursinho preparatório para a entrada em Instituições de ensino Federal, os IFs, o cursinho Garra, que obteve grandes resultados de aprovação. Além é claro de autor deste blog que vos fala, o Demonstre. Um empreendedor social que sempre busca a melhoria e a busca de inovações na área de educação.

Obrigado por acompanhar esse post sobre “Piaget e o estágio sensório motor?”

Se você gostou desse post sobre o estágio sensório motor do Piaget, não deixe compartilhar em suas redes sociais! 

Se possui sugestões de outros temas legais não deixe de colocar nos comentários do post!

Você também pode gostar de:

Jean Piaget e a educação – Quem foi Jean Piaget?

Teoria de Jean Piaget

Youtube do professor Felipo Bellini: https://bit.ly/2Oq3aPL

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.