Neste post, você encontrará diversas dinâmicas sobre fé que com certeza farão que os participantes reflitam sobre o poder de acreditar.

10 Dinâmicas sobre Fé

Oração é um ato religioso que visa a ativar uma ligação, uma conversa, um pedido, um agradecimento, uma manifestação de reconhecimento ou, ainda, um ato de louvor diante de um ser transcendente ou divino.

Neste post, você encontrará diversas dinâmicas sobre oração que com certeza farão que os participantes reflitam sobre o poder de orar. Confira a seguir.

 

Dinâmicas sobre Fé – Por que Deus não me responde?

Muitas vezes, parece que nossas orações não são ouvidas, porque nossos pedidos nunca se realizam.

Esta dinâmica foi elaborada principalmente para as crianças, que as vezes acham que Deus não as ouve, pois muitos de seus pedidos não são atendidos. Essa dinâmica fará com que a fé dos pequenos seja desenvolvida e mais compreendida.

Recursos para a dinâmica:

  • Saco de doces, como pirulitos, balas ou até bombons.

Execução da dinâmica:

  1. Primeiramente, pegue um saco de doces, pode ser pirulito, balas ou bombons, ofereça-os para as crianças, dizendo que quem quiser pode levantar com calma e pedir educadamente. Com certeza, seus alunos irão se levantar e vir até você, porém você deve dar as seguintes respostas à eles:
    • Tome aqui seu doce
    • Depois eu te dou o doce
    • Não vou te dar o doce agora
  2. Nem todas as crianças terão um doce, mesmo que pediram educadamente e seguiram as suas ordens. As crianças que não ganharam o doce ficaram tristes, pois queriam o doce. Mas é neste momento que você começa à ministrar aos seus alunos sobre a oração, para que entendam o porque Deus não responde algumas de nossas orações.
  3. Explique que da mesma forma que eles vieram até você e pediram um doce, da mesma forma acontece com Deus. Pois é, às vezes desejam muito algo, como agora que vocês queriam muito o doce e vocês oram com fé, pedem com educação, mas parece que Deus não ouviu, porque faz tanto tempo e Deus ainda não respondeu.
  4. Em seguida, explique que Deus conhece o passado, o futuro e o presente, Ele sabe o que é melhor para você, e talvez o que você tanto ora pedindo à Deus pode ser que Deus ainda não te respondeu porque você ainda não está pronto para receber o que está pedindo.
  5. Deus conhece a intenção do seu coração, Ele sabe o que verdadeiramente você quer o que você precisa.
  6. Não é que Deus não responde suas orações, e você que não está preparado para receber o que tanto pede.
  7. Após esta breve explicação, você pode entrar em uma história relacionada à oração, como a história de Ana.
  8. Lembre-se de dar o doce para as crianças que não ganharam depois da dinâmica!

Dinâmicas sobre Oração – A oração que sobe

Essa dinâmica tem como objetivo primordial ilustrar através de uma experiência que a oração certa funciona, ou seja, a oração que sobre.

Para essa dinâmica alguns textos bíblicos servirão de muita importância, como: Tiago 4:2,3; Salmos 141:2; Apocalipse 8:4.

Recursos para a dinâmica:

  • Prato;
  • Vela;
  • Água;
  • Uma garrafa ou recipiente que permita cobrir a vela;
  • Corante ou anilina;
  • Fósforo;
  • Copos descartáveis.

Execução da dinâmica:

  1. Primeiramente, esquente a base da vela com fogo e fixe-a no prato. Explique que o prato representa o mundo em que nós vivemos, a vela o Espírito Santo.
  2. Em seguida, acenda a vela;
  3. Distribua a água com corante ou anilina em cada copo descartável entregue aos participantes. Essa água representam as suas orações;
  4. Peça que eles derramem a água de seus copos no prato. Ou seja estamos derramando nossas orações aos pés do Espírito Santo, que é o nosso ajudador e/ou conselheiro e nos ensina a orar. João 14:16.
  5. Cubra a vela com o recipiente e note que a água do prato vai entrar nele, são como nossas orações aceitáveis ao Senhor que sobem aos céus.

Dinâmicas sobre Oração – A oração é a chave

Muitas vezes estamos lotados de problemas e não percebemos que a oração é a chave para solucioná-los.

Recursos para a dinâmica:

  • Cadeado;
  • Chaves;
  • Uma caixa que dê para trancar com o cadeado;
  • Objetos de pequeno valor.

Execução da dinâmica:

  1. Primeiramente, coloque os objetos na caixa. A chave que abre a caixa ou o cadeado que tranca a caixa deve conter uma etiqueta com a palavra oração.
  2. Mostre a caixinha com o cadeado, aos seus alunos que para termos acesso ao que está dentro da caixinha precisamos de usar chave certa. Caso contrário não conseguirá abrir o cadeado que fecha a caixa. Agora tente abrir a caixa usando outras chaves.
  3. Agora mostre-lhes a caixa e diga que existem muitas outras fechaduras que necessitam das suas chaves próprias para que possam ser abertas, como por exemplo: A porta da nossa casa, a fechadura do carro, a fechadura da mala, da loja, do portão etc.
  4. Há, porém, um tipo de fechadura bem diferente dessas que aqui se encontram. Essa fechadura necessita de uma chave diferente também. É a fechadura da maravilhosa dispensa de Deus (coloque a caixa sobre a mesa e não mostre a chave).

Dinâmicas sobre Oração – A oração

A oração é importantíssima porque a partir dela o Espírito do Senhor trabalha em nosso ser, guiando e confortando-nos para uma vida melhor.

Muitas vezes não sabemos qual a importância da oração frequente. Nessa dinâmica, o objetivo é descobrir o verdadeiro valor da oração e qual a necessidade de sempre orar.

Recursos para a dinâmica:

  • Folhas de papel;
  • Lápis;
  • Bíblias.

Execução da dinâmica:

  1. Primeiramente, divida a turma em grupos. Distribua as leituras e folhas contendo as seguintes perguntas:
    • Como e porquê devemos orar? Mateus 6, 5 -13.
    • Como e porquê devemos orar? Marcos 11, 22 – 25.
    • Como é a pessoa que costuma orar? Romanos 12, 10 – 21.
    • Para que serve a oração e a Palavra de Deus? Efésios 6, 10 – 20.
  2. Dê um tempo para cada grupo ler, conversar sobre cada parte e responder de preferência escrevendo um texto.
  3. Depois junte todos, ouça as respostas e faça comentários.
  4. Por fim, reflita em grupo que ao orar a pessoa assume a existência de um Deus amoroso que está atento para sua realidade e é Onipresente. A constância desta ação, inculca na mente Sua presença, levando a pessoa a sentir-se acompanhada. Na oração descobrimos nossa dependência do Criador, e a necessidade de Sua orientação, proteção, conforto. A prática da oração impulsiona a pessoa à disciplina da dependência; o que redundará em conhecimento, obediência, e bênçãos. A oração também possui uma função terapêutica, pois, leva a pessoa a abrir-se; a colocar para fora aquilo que incomoda, que amedronta; e que, se guardado, poderia facilmente redundar em distúrbios emocionais, ou mesmo depressão. Ao se colocar diante do Deus Amor; criador e sustentador do universo, inclusive de sua própria vida, a pessoa liberta-se da ansiedade de seu próprio controle.

Dinâmicas sobre Oração – Abraçando Deus

Essa dinâmica visa convidar o grupo a se abraçar e abraçar a Deus juntos, seguindo algumas etapas. Essa dinâmica facilitará a oração para aqueles que são mais tímidos ou que possuem dificuldades de orar em frente de um grupo, também ajudará na integração de novos membros, e o mais importante, os participantes irão interceder uns pelos outros.

Recursos para a dinâmica:

  • Sala ampla.

Execução da dinâmica:

  1. Primeiramente, os participantes devem se abraçar dois a dois ou em 3 e dizer uns aos outros que foi bom terem estado juntos, se conhecido,
  2. Em seguida, os participantes devem formar novos grupos, com pessoas diferentes, com 5 pessoas cada, abraçadas devem orar agradecendo a Deus.
  3. Depois, devem formar novos grupos com 7, 8 ou mais pessoas cada, abraçadas devem orar, agradecendo.
  4. Por fim, os participantes devem formar um grande abraço, com todas as pessoas (formar um círculo em que um abrace o outro pela cintura ou ombro) orar juntos o Pai Nosso e desejar bênçãos de Deus para todos, com um louvor ou palavras.

Dinâmicas sobre Oração – Oração sem barreiras

Essa dinâmica também é idealizada para as crianças para que elas entendam a importância de orar e o poder que existe em uma oração sincera.

Recursos para a dinâmica:

  • Bíblias.

Execução da dinâmica:

  1. Primeiramente, leia em voz alta o texto de Romanos 8:26-27. Então peça às crianças que contem momentos em que tiveram dificuldades em saber como (ou o que) orar.
  2. Em seguida, divida o grupo em duplas. Diga a elas que esta passagem nos ajuda a entender que nós sempre podemos orar, mesmo que não saibamos o que dizer.
  3. Peça então que cada um diga a sua dupla alguma coisa que o está preocupando. Quem ouviu, então, coloca esta preocupação numa oração (pode ser apenas uma frase – exemplo: se o primeiro disse que tem uma prova difícil na escola, o segundo pode orar algo como “Querido Deus, ajude o João a entender o que ele está estudando, e lhe dê calma no momento da prova. Amém”).
  4. Depois invertem-se os papéis. Quando as duplas terminaram de orar, pergunte como se sentiram, se acharam fácil orar assim, o que eles podem fazer quando estão inseguros sobre que palavras usar e como orar, etc..
  5. Encerre com oração, cada um do grupo deve orar por alguma outra pessoa, pode ser do próprio grupo ou outros conhecidos, família, entre outros Você também pode pedir que cada um escreva seu nome e uma preocupação num papel.
  6. Depois as crianças sorteiam entre si os papéis e durante a semana devem orar pela pessoa e preocupação cujo nome está no papel

Dinâmicas sobre Oração – Não deixe a bola cair

Essa dinâmica tem como objetivo primordial promover a integração do grupo e exercitara oração intercessora.

Recursos para a dinâmica:

  • Bexiga;
  • Papel ofício;
  • Canetas.

Execução da dinâmica:

  1. Primeiramente, entregue uma bexiga vazia e ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
  2. Peça para que eles escrevam um pedido de oração no papel fornecido por vocês e coloquem-no dentro da bexiga e encham a bola. Não se esqueça de pedir para que os alunos identifiquem-se tanto no pedido de oração como também na bola.
  3. Solicite que fiquem em círculo e oriente-os para que joguem as bolas para cima, não deixando que caiam, durante aproximadamente 1 minuto.
  4. Ao término do tempo estabelecido, orientem para que cada aluno pegue uma bola que não seja a sua e jogue-a para cima, não deixando que caia, durante 1 minuto (no máximo). Quando terminar esse tempo, falem que este momento representa o esforço e a persistência que devemos ter quanto intercedemos por alguém.
  5. Agora, cada aluno deverá estar com uma bola, que não é a sua, e deverá estourá-la, pegar o pedido do colega e orar por ele durante a semana.
  6. Finalizem, lendo: “…Orai uns pelos outros… a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Tiago 5.16

Dinâmicas sobre Oração – Parceria

Essa dinâmica tem como principal objetivo exercitar o sentimento de empatia.

Recursos para a dinâmica:

  • Sala ampla.

Execução da dinâmica:

  1. Primeiramente, peça para que os participantes formem duplas, em seguida, peça para que cada um ore por si próprio pedindo coisas para Deus.
  2. Em seguida, peça para que orem pedindo tudo o que pediram para si mesmo, para sua dupla.
  3. Explique que devemos desejar o bem e prosperidade para o próximo também, não só para nós mesmos.

Dinâmicas sobre Oração – Caminhando entre obstáculos

Essa dinâmica tem como finalidade nos mostrar que mesmo com diversos obstáculos, não podemos permitir que sejamos tentados.

Recursos para a dinâmica:

  • Garrafas, latas, cadeiras e outros objetos que possam servir com obstáculos.
  • Lenços para vendar os olhos.

Execução da dinâmica:

  1. O coordenador da dinâmica deve colocar os obstáculos pela sala, após deve mandar as pessoas a caminharem pela sala sem a venda, para tentar decorar o caminho e gravar o local em que se encontram, após isso serão colocadas as vendas, e então o ela esperará um sinal para que repita o trajeto antes feito sem vendas.
  2. O coordenador irá retirar os obstáculos sem que ela perceba, e então ordenará que ela ande. Ele fará isso com todos do grupo juntos, depois de um tempo ele irá então pedir que eles tirem as vendas e eles poderão observar que não há mais obstáculos.
  3. Lição: Pode se usar a leitura de Coríntios 10:12-13 para finalizar a dinâmica, deve-se conversar sobre as dificuldades do mundo e de como nunca se é dado um fardo maior do que se pode carregar. O coordenador deve ressaltar que apesar de todas as dificuldades Cristo estará sempre ao lado, ressaltando a fé em Deus. 

Dinâmicas sobre Oração – A luz vence o medo

A escuridão e algo que vai além do nosso conhecimento sempre nos dá medo. Essa dinâmica irá exemplificar muito bem isso.

Recursos para a dinâmica:

  • Velas;
  • Fósforos;
  • Duas bexigas.

Execução da dinâmica:

  1. O coordenador deve primeiro encher as duas bexigas e as esconder.
  2. Depois deve-se apagar as luzes de toda a sala, deixando todos no escuro, tente aquietar os participantes e então quando estiver silêncio total estoure uma bexiga.
  3. Depois deve-se acender uma vela e perguntar quem se assustou e porque. As respostas vão ser variadas mas vão girar em torno de estar escuro e ser pego de surpresa.
  4. Comece a falar sobre a vela, em como eles ficam com aquela vela acesa, e que Jesus é a nossa vela. Distribua uma vela para cada participante e acenda. Assim que a sala estiver toda iluminada estoure a outra bexiga. Converse sobre a diferença do susto agora que está tudo mais claro. Explique que espalhando o evangelho você consegue clarear a vida das pessoas. E que quanta mais luz houver, mais fácil de se lidar com os problemas e sustos que a vida dá. Leia Mateus 5. 14-16 para os participantes.

Até a próxima!

Espero que após esse post, você venha ter uma vida de fé mais firme e que faça bom proveito dessas dinâmicas para trabalhar em grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.