Não só de Leonardo Da Vinci viveu a Europa do século XV.

10 Atividades Sobre Gil Vicente

Não só de Leonardo Da Vinci viveu a Europa do século XV. Entre os grandes renomes da época está Gil Vicente: um dramaturgo e poeta português renomado, mas há suspeitas que também tenha sido músico, ator e encenador. A obra de Vicente reflete as mudanças da época entre a Idade Média e o Renascimento, acerca de uma nova sociedade que subverte as hierarquias inflexíveis que até então pautavam a ordem social. Para compreender melhor essa época, recomendamos que leiam o nosso artigo sobre humanismo. Vamos lá!

Vicente e a Sociedade – 10 Atividades Sobre Gil Vicente

Resultado de imagem para portugal século xv

Certa vez ouvi um professor dizer que a cultura é todo fazer humano. Isso foi marcante e faz muito sentido! Cada época reflete seus valores e costumes que são transformados, esquecidos e retomados a partir da época anterior. E, inspirado nos fazeres humanos, os acontecimentos históricos refletem diretamente as demandas sociais, políticas, científicas e econômicas da sociedade. Logo, compreender a história é fundamental para entender sobre o que Gil Vicente trata em suas obras. Vamos lá!

Recursos para a atividade Vicente e a Sociedade:

• Acesso à internet ou livros;

• Papel A4;

• Canetas coloridas;

• Lápis de pintar;

• Lápis e borracha

Passo a passo da atividade Vicente e a Sociedade:

  1. Solicite uma pesquisa prévia sobre os principais marcos dos séculos XIV e XV;
  2. Peça que realizem um mapa mental sobre os principais marcos da época, considerando principalmente as demandas sociais.

Onde mesmo? – 10 Atividades Sobre Gil Vicente

Imagem relacionada

Apesar de se considerar quase unânime que a data mais provável para o seu nascimento tenha sido em 1465, ainda há divergências entre os estudiosos e há quem proponha entre 1460 a 1475. Além da data, não se sabe exatamente em qual parte de Portugal o dramaturgo nasceu. Alguns defendem Lisboa como sua cidade natal, mas outros indicam as Beiras, devido às várias referências em suas obras em relação aos personagens, caracteres e linguagem. O conhecimento demonstrado pela região é considerado típico de quem nasceu e viveu a maior parte de sua vida nas Beiras quando comparado às possibilidades de Évora e Lisboa. E, como de se imaginar, com as grandes navegação e o processo de colonização de outros continentes, o Brasil herdou de Portugal a língua portuguesa, que inclusive é o idioma oficial do país, expresso no artigo 13 da Constituição Federal Brasileira. Que tal conhecermos um pouco sobre os nossos irmãos portugueses?

Recursos para atividade Onde Mesmo?:

• Acesso e leitura ao livro em PDF;

• Papel A4

• Lápis, borracha e canetas coloridas.

Passo a passo da atividade Onde Mesmo?:

  1. Solicite uma pesquisa prévia sobre Portugal: localização geográfica, costumes, pratos típicos, música e dentre outros aspectos que o professor deseje abordar na escola;
  2. Sugira um mini-álbum de Portugal: fotos, mensagens, desenhos, quadrinho e o que mais os alunos desenharem.

Os Grandes Feitos de Gil Vicente – 10 Atividades Sobre Gil Vicente

Entre os grandes renomes da época está Gil Vicente: um dramaturgo e poeta português renomado, mas há suspeitas que também tenha sido músico, ator e encenador. As obras de Vicente reflete as mudanças da época entre a Idade Média e o Renascimento. Além disso, o dramaturgo é considerado como pai do teatro português. Muito bom, não é? Vamos conhecer um pouco mais das obras desse grande artista.

Recursos da atividade Os Grandes Feitos de Gil Vicente:

• Computador e data-show ou televisão com acesso à internet;

• Fita vermelha larga;

• 09 cartolinas;

• Canetas coloridas;

• Lápis e borracha;

• Tesoura sem ponta e cola branca;

• Imagens impressas.

• Espaço na parede.

Passo a passo da atividade Os Grandes Feitos de Gil Vicente:

  1. Dispor a fita vermelha larga em forma de uma grande seta ao longo de uma parede disponível;
  2. Separar os alunos em 03 ou 04 grupos e distribua de 02 a 03 obras por grupo;
  3. Cada grupo deve dispor de 02 a 03 cartolinas e os materiais necessários para elaborar um quadro ilustrativo sobre obras de Gil Vicente;
  4. A linha do tempo deve ser montada de acordo com a cronologia das publicações.

É Hora Do Show – 10 Atividades Sobre Gil Vicente

Resultado de imagem para teatro desenho colorido

Na atividade anterior buscamos conhecer algumas das muitas obras de Gil Vicente. Mas o que acha de brincar de teatro? O teatro é um dos entretenimentos mais antigos do mundo. É uma excelente ferramenta para treinar a oratória, a aprender a lidar com o público, trabalhar a insegurança com alunos muito tímidos, além de melhorar a autoestima e autoconfiança perante a si e ao outro. Vamos lá?

Recursos da atividade É Hora do Show:

• Separar os alunos em 3 ou 4 grupos;

• À escolha dos alunos, selecione 3 ou 4 obras vicentinas e sorteie.

Passo a passo da atividade É Hora do Show:

  1. De acordo com a obra sorteada, cada grupo deve montar uma pequena peça de teatro;
  2. As peças devem ser apresentadas em sala ou em algum evento temático da escola.

Inês Pereira – 10 Atividades Sobre Gil Vicente

Imagem relacionada

A Farsa de Inês Pereira é uma obra do dramaturgo e poeta português Gil Vicente. Moça bonita e solteira, sonhava em se casar com um fidalgo para se livrar dos afazeres domésticos. Entre pretendentes, relacionamentos, conveniências e questões sobre classes sociais. a obra vicentina traz reflexões sobre a nova sociedade. O que acha de um momento de leitura? E não se preocupe! A obra de Vicente é de Domínio Público, sendo possível acessá-la gratuitamente através deste link os alunos terão acesso ao livro em PDF.

Recursos para atividade Inês Pereira:

• Acesso e leitura ao livro em PDF;

• Papel pautado;

• Lápis, borracha e caneta.

Passo a passo da atividade Inês Pereira:

  1. Solicite a leitura da obra de Gil Vicente;
  2. Após a leitura, solicite que os alunos façam uma redação sobre o texto, realizando o recorte que bem desejarem. O incentivo à análise crítica e a escrita são importantíssimas para o desenvolvimento cognitivo e do senso crítico.

A Releitura de Gil Vicente – 10 Atividades Sobre Gil Vicente

Em 1882, António Nunes Júnior pintou o Retrato de Gil Vicente, poeta e dramaturgo português. O que acha de brincarmos com a releitura? A releitura é a ação de interpretar novamente alguma coisa, acrescentando algo novo e original. Vamos incentivar o lado artístico dos alunos, visto que é um meio interessante de canalizar emoções e sentimentos. Vamos soltar a criatividade!

Recursos para a atividade A Releitura de Gil Vicente:

• Impressões suficientes da obra e/ou projeção da imagem por data-show;

• Papel A4;

• Canetas coloridas;

• Lápis de pintar;

• Lápis e borracha

Passo a passo da atividade A Releitura de Gil Vicente:

  1. Distribua uma foto e os materiais para as crianças;
  2. A partir da pintura de Gil Vicente, as crianças devem fazer releituras da obra que podem ser expostas como decoração da sala e/ou de suas casas.

O Auto da Barca do Inferno – 10 Atividades Sobre Gil Vicente

Resultado de imagem para o auto da barca do inferno

Gil Vicente, poeta e dramaturgo, foi considerado o pai do teatro português. Vicente, entre tantas outras obras excelentes, escreveu O Auto da Barca do Inferno – o auto é um gênero que surgiu na Idade Média e é caracterizado por textos curtos, único ato e temática cômica. Esse clássico da literatura portuguesa retrata os dois barcos dos barqueiros, sendo um com direção ao céu e outro para o inferno, demonstra a dicotomia entre o bom homem e o homem pecador. E, além de tudo, traz grandes sátiras envolvendo moralidade. Vamos promover um momento de leitura?

Recursos para a atividade O Auto da Barca do Inferno:

• Acesso ao livro em PDF;

• Papel A4;

• Canetas coloridas;

• Lápis de pintar;

• Lápis e borracha

Passo a passo da atividade O Auto da Barca do Inferno:

  1. Solicite a leitura do auto vicentino;
  2. Peça que realizem um mapa mental sobre sua história;
  3. Proponha uma roda de conversa sobre o que os alunos pensam sobre a história, o que acharam diferente, o que aprenderam;
  4. Assim, estimulando o hábito da leitura, senso crítico e interpretação textual.

A Alma Humana – 10 Atividades Sobre Gil Vicente

Resultado de imagem para poemas gil vicente

Apesar de ser considerado o pai do teatro português, Gil Vicente também era poeta e, assim como no teatro, na literatura também trazia questionamentos e devaneios em relação à vida. Vamos ler um poema desse renome? E não se preocupe! A Demonstre trouxe um arquivo prontinho para os alunos: PoemaGilVicente.

Recursos para a atividade A Alma Humana:

• Impressões suficientes;

• Lápis e borracha.

Passo a passo da atividade A Alma Humana:

  1. Proponha um momento de leitura compartilhada do poema;
  2. Após sugiram que circulem palavras desconhecidas ou se percebem diferenças em nosso português atual e o da época;
  3. A partir do poema, além da interpretação textual, podemos perceber junto aos alunos que a língua se transforma ao longo dos anos;
  4. Outro tema importante a se tratar é o preconceito linguístico, seja por grau de instrução, regionalismos ou sotaques: preconceitos devem ser repensados e desconstruídos a fim de formarmos cidadãos melhores.

    A Família de Gil Vicente -10 Atividades Sobre Gil Vicente

    Resultado de imagem para familia desenho

Em sua vida pessoal Gil Vicente casou-se duas vezes: o primeiro casamento com Branca Bezerra (1488) gerou dois filhos: Gaspar Vicente e Belchior Vicente. Quando viúvo, casou-se pela segunda vez com Melícia Rodrigues, gerando Paula Vicente, Luís Vicente e Valéria Borges. Já que fizemos uma releitura da imagem do pintor, por que não tentamos reproduzir um quadro de suas famílias?

Recursos para a atividade A Família de Gil Vicente:

• 01 cartolina branca ou de cor clara por criança;

• Lápis e borracha;

• Tintas e pincéis;

• Canetas coloridas.

Passo a passo da atividade A Família de Gil Vicente:

  1. Solicite que os alunos tentem reproduzir as famílias que o pintor teve ao longo da vida;
  2. Em sala, exponha os quadros e observe-os: quais cores costumam usar? Algum aluno passa por situação parecida?;
  3. Conversem em roda, veja a opinião dos aluno quanto ao fato da vida pessoal de Vicente.

Exposição Vicentina – 10 Atividades Sobre Gil Vicente

Resultado de imagem para exposição de artes desenho png

Ao longo do pouco que abordamos sobre esse grande dramaturgo, percebemos a qualidade e a magnitude de suas obras. Por isso, caso os alunos tenham realizado algumas das tarefas anteriores, podemos fazer uma exposição como incentivo à arte e ao talento dos alunos. Vamos lá!

Recursos para a atividade Exposição Vicentina:

• Atividades feitas pelos alunos;

• Caixa de som com música à escolha dos alunos e professores.

Passo a passo da atividade Exposição Vicentina:

  1. Disponha as atividades das crianças em um espaço disponível na escola;
  2. Colegas, funcionários e pais podem apreciar as obras dos alunos;
  3. Valorizar a arte e o próprio aluno são dois dos pontos fundamentais para formar cidadãos melhores, sensíveis e motivados.

Fim das Atividades sobre Gil Vicente.

Olá, espero que tenham gostado. Obrigado por tudo e até o próximo texto!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.